Três sistemas no seu condomínio que vão dar problemas, mas uma Inspeção Predial pode resolver

O que é Inspeção Predial?

A inspeção predial é a ferramenta que os condomínios usam para aumentar a vida útil das suas edificações. Isso é feito quando um profissional habilitado, em geral um engenheiro civil, faz a avaliação do seu condomínio buscando encontrar possíveis pontos que possam vir a causar problemas ou identificando aspectos já críticos, dando em ambos os casos soluções e planos de manutenção para que a administração possa fazer as correções necessárias de forma eficiente e com ordem de prioridades. Existem metodologias corretas para esse tipo de serviço e ele deve ser embasado principalmente nas normas do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (IBAPE) e pela NBR-16747.

Dessa forma, você garante que patologias existentes não irão se agravar e previne o surgimento de outras. Isso gera uma economia a longo prazo para o condomínio e faz com que todas as instalações possam ser aproveitadas pelo maior tempo possível, sem a necessidade de grandes reparos ou substituições.

Fachada dos prédios

Um dos problemas mais comuns em prédios é a infiltração da parte interna das paredes que dão para o lado de fora da edificação, ou seja, a fachada. Essa situação muitas vezes acontece, por exemplo, por problemas nas juntas de dilatação das fachadas e na impermeabilização, algo que quando avança é difícil de ser corrigido e causa muita dor de cabeça.

Por se tratar de uma área externa, as juntas ficam muito susceptíveis a intempéries e podem ressecar, causando problemas na impermeabilização, permitindo as infiltrações. Verificações periódicas nesse sistema, por alguém habilitado, evitam o surgimento e crecimento da patologia, gerando, a longo prazo, uma economia que pode chegar a cobrir os custos de várias inspeções.

infiltracoes-nas-paredes-internas Três sistemas no seu condomínio que vão dar problemas, mas uma Inspeção Predial pode resolver
Infiltração e falta de aderência na fachada. Fonte: direcionalcondominios.com.br

Conservação da estrutura

A estrutura do prédio é um dos sistemas mais importantes para a segurança da edificação. Entretanto é um dos menos cuidados. É comum, por exemplo, o aparecimento das ferragens do concreto armado em edificações mais antigas, principalmente em garagens subterrâneas onde tudo é de concreto armado. Em algumas ocasiões, não aparentam ser um risco, mas, em outras, pode ser que algo crítico esteja prestes a acontecer. É algo que, apesar de não agradável esteticamente, os moradores acabam se habituando e deixando de lado, o que é muito errado e deve sempre analisado.

Em edificações mais novas, por sua vez, é possível identificar que esse problema está prestes a acontecer, preservando a estética.

Além desse problema mais comum do aparecimento das ferragens, existem outros sintomas na estrutura que são comumente deixados de lado como pequenas fissuras. Elas podem, na verdade, estar lentamente se agravando e um olhar mais leigo não percebe que isso pode ser o sintoma de uma patologia estrutural.

Por isso as inspeções são tão importantes para esse sistema, pois apenas um especialista tem a expertise necessária para ver essas nuances iniciais e indicar as mediadas necessárias o mais rápido possível.

Combate a incêndio

O sistema de combate a incêndio é um sistema diretamente ligado a segurança dos condôminos, mas como ele raramente é usado – o que é uma coisa boa – acaba sendo negligenciado. Já falamos aqui no blog sobre a importância de um projeto de combate a incêndio (PCI) no post do Gustavo Henrique, mas vale lembrar que, mesmo com um bom projeto, sem a manutenção periódica o sistema pode falhar em momento.

É usual, apesar de muito errado e perigoso, condomínios terem desde extintores vencidos e luzes de emergência que não funcionam – problemas importantes, mas de fácil solução – à problemas no abastecimento da reserva de incêndio da caixa d’agua. São problemas que não ficam aparente e só podem ser identificados e solucionados quando um profissional da área faz uma avaliação e o condomínio dá a manutenção correta.

É um sistema muito sensível no quesito importância, não se pode haver erros pois ele só é necessário em casos extremos. Por isso a fiscalização em alguns estados, como São Paulo, pode ser feita sem aviso prévio e com possibilidade de multas em caso de inconformidades.

Se interessou pelo assunto? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

Luan Pereira

Assessor de Projetos

Meu nome é Luan, sou estudante de Engenharia Civil e formado em Técnico em Edificações no IFRN. Além da afinidade com o meu curso atual, principalmente pela parte de projetos a qual a Edifique me permite vivenciar melhor, eu gosto muito de assistir e praticar esportes.

Alyson Diego

Diretor Vice-Presidente

Me chamo Alyson Diego. Eu curso Engenharia Civil e, atualmente, estou no 4° período. Sou uma pessoa muito simpática, gosto de interagir e consigo lidar de forma natural com todas as pessoas, além disso, sempre busco entender o lado da outra pessoa. Eu me considero uma pessoa objetiva, tento resolver com agilidade e eficiência os desafios que vão aparecendo. Na Edifique Jr, espero viver boas experiências, criar networking e principalmente, realizar os sonhos dos clientes para vê-los felizes e satisfeitos com os projetos entregues.

Carol Cardoso

Assessora da Presidência

Meu nome é Carol Cardoso e faço o curso Engenharia Civil. Sou uma pessoa bastante empolgada, adoro viver novas experiências e gosto muito de me desafiar. Trabalhar na área de Engenharia Civil, para mim, é um misto de desafio e entusiasmo, gosto muito de acompanhar os clientes e saber que estou trabalhando para ver o sonho de alguém realizado — é uma das coisas mais gratificantes para mim.

Gustavo Fernandes

Assessor de Desempenho Organizacional

Meu nome é Gustavo, mas sintam-se à vontade para chamar sempre de Gusta. Atualmente curso o 4º período de Arquitetura e Urbanismo, porém advenho de outra universidade em que fazia esse mesmo curso, onde também acumulei muitas experiências. Sempre me considerei da área de exatas e, mesmo existindo a Engenharia Civil, por me identificar como uma pessoa bastante criativa e divertida, acredito fui certeiro na escolha. Adoro o que faço, unir a parte técnica à subjetiva possibilita criar vários percursos para traduzir os sonhos dos clientes em espaços reais e, acima de tudo, satisfatórios para ambas as partes.

Sarah Isabelly

Assessora de Marketing

Me chamo Sarah, sou graduanda no curso de Arquitetura e Urbanismo e estou no 3° período. Sou apaixonada por tudo que envolve a música, vejo nela meu lugar de voz e de aconchego. Acredito que sou uma pessoa sensível, esforçada e disciplinada. Encontrei na arquitetura uma grande oportunidade de impactar vidas diretamente e, por isso, é minha grande paixão. Para mim cada ambiente é capaz de gerar sentimentos em quem o frequenta e, então, se for bem projetado, pode fazer as pessoas mais felizes. Saber que posso colaborar no bem-estar diário das pessoas pelo ambiente que projeto é meu grande combustível para aprender cada vez mais e entregar o meu melhor para cada um, afinal estou ajudando a construir um sonho.

Laura Oliveira

Diretora Comercial

Meu nome é Laura, estou cursando Arquitetura e Urbanismo e já estou pertinho do fim da graduação. Adoro aprender coisas novas, me desafiar e sou completamente apaixonada pela área de projetos e pelo contato com as pessoas. É maravilhoso idealizar e sonhar com o espaço junto com o cliente e juntos transformarmos espaços!

Louise Aciole

Assessora de Comercial

Meu nome é Emily Louise, mas pode me chamar apenas de Louise. Estou no início do curso de Arquitetura e Urbanismo. Sou uma pessoa muito comunicativa e adoro trabalhar em grupo, amo cachorros, videogames e séries de ficção. Para mim, a área da arquitetura é uma das que mais engloba diversidade de campos de conhecimento, fazendo com que as possibilidades sejam infinitas, algo que valorizo muito!

Ighor Moura

Diretor de Marketing

Me chamo Ighor, curso Engenharia Civil e atualmente estou no quinto período. Acredito que sou alguém bastante comunicativo, animado, espontâneo, cuidadoso e empenhado em minhas atividades. Adoro gatinhos, assistir séries e filmes, e não vivo sem escutar música. Além disso, me fascina muito ver ideias saindo do papel e tomando forma.

Luiz Felipe

Assessor de Comercial

Meu nome é Luiz Felipe. Eu curso Engenharia Civil e ainda estou no início da graduação. Me considero uma pessoa bastante sociável e comunicativa. Ao meu ver, essas características são essenciais para um melhor relacionamento com o time e clientes. Para mim, na área da engenharia civil, é muito interessante a parte da execução de um projeto, ver aquele trabalho, anteriormente no papel ou nas plataformas digitais, sendo posto em prática é extremamente gratificante. A sensação de contribuir com a realização do sonho de um cliente, transformando-o em um espaço concreto é sem igual, não existe sentimento melhor do que aquele de dever cumprido!

Natália Braga

Assessora Comercial

Meu nome é Natália, mas pode me chamar de Nat. Eu curso Engenharia Civil e estou no 4º período. Eu me considero uma pessoa bastante comunicativa e pessimista. Adoro cachorros, músicas de vários estilos. Para mim, na área de Engenharia Civil, nada é mais gratificante do que pode ajudar as pessoas a realizarem um sonho, gosto muito de interagir com pessoas diferentes com gostos diferentes e unir tudo isso para entregar com excelência um projeto de alta qualidade para outras pessoas. Ter a oportunidade de poder compartilhar conhecimentos com diversas pessoas e assim ajudar e ser ajudada é maravilhoso.

Cíntia Araújo

Assessora de Desempenho Organizacional

Oi, me chamo Cíntia! Atualmente curso o quarto período de Engenharia Civil. Sou uma menina muito extrovertida e que ama se conectar com pessoas e histórias. Além disso, me considero extremamente comprometida e corajosa, características que desenvolvi ainda mais em meio aos desafios que a Edifique me propôs. Eu amo ir à praia, passear com meu cachorrinho e compartilhar os bons momentos da vida com os amigos. O que mais me motiva na minha -futura- profissão é poder transformar a vida das pessoas através do meu trabalho e da minha dedicação!

Ryan Dantas

Gerente de Marketing

Olá, meu nome é Ryan Dantas, curso Arquitetura e Urbanismo e faço parte da equipe da Edifique Jr. desde o segundo semestre de 2022. Sobre mim, me descreveria como uma pessoa criativa e altruísta. Gosto de conhecer novos lugares, fazer novas amizades, enfrentar desafios e, também, ter as pessoas que amo por perto. No que diz respeito à Arquitetura e Urbanismo, para mim é fascinante a ideia de vivenciar as inúmeras oportunidades de impactar a vida do próximo por meio elaboração de edificações, conseguir concretizar sonhos e, além de tudo, encarar o leque de oportunidades que a carreira profissional nos oferece.

Juciele Carla

Assessora de Comercial

Olá, meu nome é Juciele, mas pode se chamar de Juci. Atualmente curso Engenharia Civil e sou completamente apaixonada pelo curso desde que “me entendo por gente”. Me considero uma pessoa bastante entusiasmada, tenho duas cachorrinhas lindas, adoro ver filmes, séries e amo sempre a companhia dos meus amigos pra tudo. O que mais me cativa na Engenharia Civil, entre tantas outras coisas, é o poder de colaborar com a construção de sonhos, com a construção de lares que vão ser responsáveis por abrigar tantos momentos importantes nas vidas das pessoas.

Maria Cruz

Gerente de Projetos

Me chamo Maria, atualmente estou no 5° período de Arquitetura e Urbanismo e também sou técnica em edificações e administração. Sou uma pessoa comunicativa e gosto de sempre expor minhas opiniões, além de ser muito perfeccionista e por isso me cobrar excelência em tudo que faço. Desde criança sonhava em ser arquiteta e poder estar realizando isso é incrível.

Adriany Andrade

Assessora de Projetos

Ana Luyze

Gerente de Desempenho Organizacional

Oie! Me chamo Ana Luyze, mas todo mundo me chama só de Luyze. Sou estudante de Engenharia Civil, entrando na metade do curso. Me considero uma pessoa bastante proativa e comunicativa. Amo música, tomar sol e comer açaí. Uma das coisas que mais gosto dentro da Edifique é a possibilidade de trabalhar com diversas coisas e áreas diferentes – estando ou não relacionadas a minha graduação. É um privilégio poder fazer parte desse movimento, transformando sonhos em realidade!

Ingrid Negócio

Gerente de Projetos

Me chamo Ingrid e, atualmente, estou cursando Engenharia Civil, curso pelo qual me apaixonei desde o início e que me propõe muitos desafios extremamente gratificantes quando superados. Ver sonhos do papel virando realidade é minha maior motivação. Me considero uma pessoa muito determinada, que vai atrás dos objetivos, faz acontecer e quer mudar para melhor a história de muitas pessoas!

Ana Carolina

Gerente de Projetos

Meu nome é Ana Carolina, mas pode me chamar de Carol, curso arquitetura e urbanismo. Me considero uma pessoa proativa, comunicativa e comprometida em tudo que faço. Adoro conhecer novas pessoas, lugares e viver diferentes experiências. Na minha opinião, a melhor parte da arquitetura é transformar sonhos em realidade, modificando ambientes e impactando na vida das pessoas.

Brendha Cabral

Diretora de Comercial

Meu nome é Brendha e curso Arquitetura e Urbanismo. Eu me considero uma pessoa dedicada e comunicativa. Gosto muito de ir à praia, além de gostar muito de ver filmes ou séries em momentos de lazer. Para mim enquanto estudante da área de arquitetura, é extremamente satisfatório poder transformar os sonhos das pessoas em espaços concretos. Ser instrumento dessa realização é gratificante e me faz querer, cada vez mais, levar a realização desses sonhos para mais pessoas.

Pedro Lisboa

Gerente Administrativo Financeiro

Meu nome é Pedro Lisboa.Eu curso Engenharia Civil e já estou no 5º período. Me considero uma pessoa bastante simpática. No meu tempo livre gosto de assistir jogos de futebol ou assistir séries. Para mim, a área de Engenharia Civil, é um leque de opções onde você pode desbravar cada um deles, fazendo com que eu me apaixone cada vez mais por esse curso.

Maria Júlia Brito

Diretora de Desempenho Organizacional

Meu nome é Maria Júlia, mas todos me chamam de Maju. Eu curso Arquitetura e Urbanismo e faço parte da Edifique desde o meu primeiro semestre na universidade. Amo conhecer pessoas novas e suas histórias, sou apaixonada por filmes e séries e me considero uma pessoa criativa e comunicativa. No meio da arquitetura, sou entusiasta em criar novos espaços e poder contribuir para a realização dos sonhos das pessoas.

Rebeca Gameleira

Diretora de Marketing

Olá! Meu nome é Rebeca, estou no 5° período do curso de Arquitetura e Urbanismo. Me considero comunicativa, comprometida e engajada. Entrei na Edifique Jr em Abril de 2021 e desde então nunca mais parei de querer saber mais sobre vivência empresarial, liderança e projeto. É muito gratificante fazer parte da empresa e poder impactar pessoas com o meu trabalho, tanto enquanto liderança, como enquanto projetista.

Renata Pinheiro

Diretora de Projetos

Oi, meu nome é Renata! Faço Arquitetura e Urbanismo é já estou na reta final da graduação. Me descreveria como uma pessoa sonhadora e comunicativa, que ama se conectar com pessoas e aprender o máximo possível sobre o mundo. Minha maior motivação na área profissional é a vontade de impactar positivamente as pessoas e contribuir para a construção de cidades melhores. Acredito que arquitetos podem transformar positivamente a realidade de um local e seu entorno, e, consequentemente do mundo, um projeto por vez!

Bernardo Chaves

Diretor Presidente

Meu nome é Bernardo Chaves e hoje estou cursando o curso de Engenharia Civil, estando na metade da graduação. Eu me considero uma pessoa bem entusiasmada que gosta do trabalho que faz. Gosto bastante de esportes e eu faço no meu tempo livre. Para mim, na engenharia, o melhor sentimento é quando um projeto se torna realidade e isso faz com que outras vidas sejam impactadas. O sentimento de fazer a diferença é o que mais me motiva!