O que é Inspeção Predial?
A inspeção predial é a ferramenta que os condomínios usam para aumentar a vida útil das suas edificações. Isso é feito quando um profissional habilitado, em geral um engenheiro civil, faz a avaliação do seu condomínio buscando encontrar possíveis pontos que possam vir a causar problemas ou identificando aspectos já críticos, dando em ambos os casos soluções e planos de manutenção para que a administração possa fazer as correções necessárias de forma eficiente e com ordem de prioridades. Existem metodologias corretas para esse tipo de serviço e ele deve ser embasado principalmente nas normas do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (IBAPE) e pela NBR-16747.
Dessa forma, você garante que patologias existentes não irão se agravar e previne o surgimento de outras. Isso gera uma economia a longo prazo para o condomínio e faz com que todas as instalações possam ser aproveitadas pelo maior tempo possível, sem a necessidade de grandes reparos ou substituições.
Fachada dos prédios
Um dos problemas mais comuns em prédios é a infiltração da parte interna das paredes que dão para o lado de fora da edificação, ou seja, a fachada. Essa situação muitas vezes acontece, por exemplo, por problemas nas juntas de dilatação das fachadas e na impermeabilização, algo que quando avança é difícil de ser corrigido e causa muita dor de cabeça.
Por se tratar de uma área externa, as juntas ficam muito susceptíveis a intempéries e podem ressecar, causando problemas na impermeabilização, permitindo as infiltrações. Verificações periódicas nesse sistema, por alguém habilitado, evitam o surgimento e crecimento da patologia, gerando, a longo prazo, uma economia que pode chegar a cobrir os custos de várias inspeções.
Conservação da estrutura
A estrutura do prédio é um dos sistemas mais importantes para a segurança da edificação. Entretanto é um dos menos cuidados. É comum, por exemplo, o aparecimento das ferragens do concreto armado em edificações mais antigas, principalmente em garagens subterrâneas onde tudo é de concreto armado. Em algumas ocasiões, não aparentam ser um risco, mas, em outras, pode ser que algo crítico esteja prestes a acontecer. É algo que, apesar de não agradável esteticamente, os moradores acabam se habituando e deixando de lado, o que é muito errado e deve sempre analisado.
Em edificações mais novas, por sua vez, é possível identificar que esse problema está prestes a acontecer, preservando a estética.
Além desse problema mais comum do aparecimento das ferragens, existem outros sintomas na estrutura que são comumente deixados de lado como pequenas fissuras. Elas podem, na verdade, estar lentamente se agravando e um olhar mais leigo não percebe que isso pode ser o sintoma de uma patologia estrutural.
Por isso as inspeções são tão importantes para esse sistema, pois apenas um especialista tem a expertise necessária para ver essas nuances iniciais e indicar as mediadas necessárias o mais rápido possível.
Combate a incêndio
O sistema de combate a incêndio é um sistema diretamente ligado a segurança dos condôminos, mas como ele raramente é usado – o que é uma coisa boa – acaba sendo negligenciado. Já falamos aqui no blog sobre a importância de um projeto de combate a incêndio (PCI) no post do Gustavo Henrique, mas vale lembrar que, mesmo com um bom projeto, sem a manutenção periódica o sistema pode falhar em momento.
É usual, apesar de muito errado e perigoso, condomínios terem desde extintores vencidos e luzes de emergência que não funcionam – problemas importantes, mas de fácil solução – à problemas no abastecimento da reserva de incêndio da caixa d’agua. São problemas que não ficam aparente e só podem ser identificados e solucionados quando um profissional da área faz uma avaliação e o condomínio dá a manutenção correta.
É um sistema muito sensível no quesito importância, não se pode haver erros pois ele só é necessário em casos extremos. Por isso a fiscalização em alguns estados, como São Paulo, pode ser feita sem aviso prévio e com possibilidade de multas em caso de inconformidades.
Se interessou pelo assunto? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!