Um dos maiores custos de manutenção de uma obra está relacionado a ocorrência de patologias. Mas, afinal de contas, quais são, como prevenir e por que precisamos tomar tanto cuidado com elas?
Compreender como as patologias se manifestam e suas características, é essencial para que possamos ter uma vida útil mais prolongada da nossa edificação. Vale salientar que as patologias, em sua grande maioria, têm origem no projeto e não necessariamente na fase de execução da sua obra. Quando ela aparece na etapa de construção é onde mora o problema, pois seu reparo demandará muito tempo, gerará bastante custo e desperdício.
Dito isto, elencamos aqui os principais tipos de patologia que podemos encontrar em nossas edificações, o porquê dos seus surgimentos, bem como suas devidas soluções!
Tipos de patologias
Fissuras
Se em algum momento, na sua casa, você já se deparou com essa imagem, provavelmente se tratava de uma fissura. Esse tipo de patologia é o mais comum dentre o que vamos citar. Ela não é tão problemática, pois não afeta de forma direta a segurança da sua edificação, mas a longo prazo pode trazer uma grande dor de cabeça.
Não existe apenas um fator que colabora para o surgimento dessas fissuras, dentre os causadores podemos listar a variação de temperatura, esforços os quais os elementos não foram preparados para suportar, recalque, dentre outros.
Trincas
As trincas, por sua vez, já são um pouco mais preocupantes, pois se tratam de abertura maiores e denunciam que aquele elemento está partido, nesse caso a abertura transpõe a camada de revestimento, podendo afetar de forma direta a estrutura interna, levando até mesmo à sua ruptura.
Os fatores que as causam são basicamente os mesmos que abordamos para as fissuras.
Rachaduras
Temos aqui o caso mais grave de fissuras, quando encontrado em uma vedação de alvenaria, não apresenta muitos riscos e é de fácil solução. Mas quando lidamos com uma rachadura em um elemento estrutural, ela passa a ser bastante problemática, pois oferece um enorme risco e sua solução não é as das mais triviais.
Manchas
É um tanto quanto desagradável nos depararmos com uma imagem como esta em nossas casas. As manchas devido a umidade são um pouco chatas de se lidar, por se tratar de uma patologia que somente aparece na fase de utilização da edificação.
Os problemas que podem vir com esse tipo de situação são inúmeros e passam não apenas por questões estéticas e estruturais como também podendo acarretar riscos à saúde do usuário.
Problemas de umidade como esse, geralmente não estão relacionados à uma única causa e podem aparecer em elementos como parede, fachadas ou pisos.
Eflorescência
Apesar do nome difícil, a eflorescência é mais um problema que encontramos em nossas casas e que acontece também pela presença de umidade. Basicamente são depósitos de alguns sais que se encontram dissolvidos na água e que após sua evaporação formam essas manchas brancas que podemos ver na superfície. O seu principal prejuízo é o incômodo estético, porém a umidade em elementos estruturais pode vir a ser um pouco mais preocupante, ocasionando corrosão da armadura e um iminente colapso.
Medidas preventivas para evitar patologias
Projetos bem elaborados
Um projeto bem elaborado e executado é indispensável para prevenir esses problemas. O projeto deve ser de fácil compreensão, estar de acordo com as Normas técnicas vigentes (NBRs) e ser bem detalhado para uma boa execução.
Controle tecnológico dos materiais
Os materiais da obra devem ter seu controle constante, deve-se atentar sempre sobre as condições existentes no local da obra e o armazenamento dos mesmos
Fiscalização e equipe bem preparada
Falhas na etapa da construção são outros fatores que podem acarretar no surgimento das patologias, uma equipe bem preparada e a presença constante de gestores / e ou responsáveis técnicos é de fundamental importância para que o projeto seja bem executado, evitado esses problemas.
Manutenções preventivas
Manutenções preventivas são indispensáveis para o aumento da vida útil da sua edificação, elas garantem a segurança dos moradores e evitam o agravamento de problemas patológicas ou até mesmo acidentes.
Utilização adequada da edificação
A utilização inadequada da edificação pode gerar também essas manifestações, é mais comum quando as edificações ficam utilizadas por terceiros, um exemplo é quando uma casa alugada é utilizada para fins que não sejam de moradia.
Sabemos agora que as manifestações patológicas podem ter origem das diferentes etapas da construção, por isso todas devem ser executadas com excelência para evitar o surgimento das mesmas. Portanto, escolher os melhores materiais, os profissionais mais bem capacitados e ter a melhor compreensão do projeto, não só irá interferir na qualidade final da sua obra, como também trará menos custos e dor de cabeça.
Ficou com alguma dúvida?