Nesse artigo será explicado uma das extensões das universidades que mais vem causando impacto no ecossistema brasileiro, as empresas juniores.
De acordo com a Lei n° 13.267/16 , as empresas juniores são associações civis, sem fins lucrativos, geridas por estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições do ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho.
Apesar de uma EJ não possuir fins lucrativos, não se deve confundir com a prestação de serviços gratuitos. Essas empresas cobram por seus serviços, e geralmente são preços abaixo do mercado, pois seus membros são voluntários e a empresa é isenta de algumas taxas e custos básicos para seu funcionamento.
Com o valor arrecadado com a execução de seus projetos, há o reinvestimento em educação por parte da empresa, por meio do pagamento de treinamentos, cursos e eventos de capacitação para seus empresários juniores. Além disso, parte desse dinheiro é direcionado para a compra de equipamentos/ferramentas ou para a construção de locais de trabalhos mais adequados e profissionais.
Ficou alguma dúvida? dá uma checada nesse vídeo aqui, provavelmente irá sanar suas dúvidas.
Como surgiram as empresas juniores?
Quando falamos de EJs, não tem como não falar sobre sua origem. O movimento empresa júnior (MEJ), nasce em 1967 na França, quando um grupo de alunos observaram a necessidade de aplicar seus conhecimentos na prática e sentir como o mercado realmente funcionava. Surge então a primeira empresa júnior.
Desse ponto em diante, o movimento cresce exponencialmente, chegando no Brasil em 1988, e estando hoje presente em todos os estados brasileiros e em todos os continentes do mundo.
Como opera uma empresa júnior?
Essa é uma pergunta bastante frequente e, embora mude um pouco entre as empresas, sua operação é também regida pela Lei n°13.267/16 e alguns aspectos são similares para todas as empresas. Elas possuem uma gestão autônoma diante de qualquer entidade, desde que estejam de acordo com a lei, logo, os alunos são os responsáveis por realizar todas as atividades da empresa, inclusive os serviços que se propuseram.
Tal fato não deve ser motivo de preocupação para o contratante, tendo em vista que todo o trabalho realizado pelos graduandos é orientado e supervisionado por professores e profissionais especializados da área. Permitindo, dessa forma, a execução de projetos de altíssima qualidade, por preços mais acessíveis.
Como ingressar numa empresa júnior?
De início, é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado na instituição de ensino superior e no curso de graduação a que a entidade seja vinculada. Tendo cumprido o requisito anterior, o interessado deverá realizar o processo seletivo da empresa, o qual fica disponível em determinados meses do ano (o período varia de empresa para empresa).
Falando mais especificamente do processo seletivo, ele é geralmente inspirado nas empresas seniores e, por isso, possuem fases de dinâmica/testes, entrevistas e processo trainee.
Aqueles que participam de uma empresa júnior tem o diferencial de já ter tido contato com o mercado de trabalho, assim como desenvolvido habilidades empreendedoras que dificilmente seriam obtidas realizando o curso regularmente.
Como contratar uma EJ?
O procedimento para contratá-las é o mesmo que de empresas seniores. É possível realizar o contato por e-mail, Instagram, site ou ainda por ligação.
Geralmente há uma reunião de diagnóstico, a fim de entender a necessidade do cliente e, por fim, há a assinatura do contrato.
Todo esse processo é guiado e feito pelos próprios alunos que compõe a empresa, permitindo ao cliente já saber quem serão as pessoas que trabalharão em seu projeto, assim como promover uma vivência empresarial ao empresário júnior.
Ainda restou alguma dúvida sobre as empresas juniores? Deixe abaixo um comentário que estaremos te respondendo!
Gostou do conteúdo? Ainda temos muitos outros textos superinteressantes para você sobre diversos assuntos. Então não perca tempo, e vá para a próxima.