Como você lida com imprevistos? Não é algo legal né? Hoje vamos falar um pouco sobre um dos problemas mais comuns que acometem instalações elétricas: o Curto Circuito.
Causador de incêndios, acidentes domésticos ou até de perdas financeiras pela danificação de aparelhos eletrônicos, o curto circuito é uma barreira que está presente no nosso cotidiano e que, por falta de informação ou descuido, as pessoas ainda cometem o erro de possibilitar a ocorrência desse fenômeno.
Porém, vamos aprender o que causa esse problema e como evitá-lo para que não haja prejuízos na sua instalação elétrica.
O que é o curto circuito?
De início, vamos abordar um pouco do conceito sobre o curto circuito. Ele é gerado por uma falha ocorrida pelo aumento inesperado da passagem de corrente por um circuito. Quando isso acontece, os aparelhos eletrônicos ligados nesse circuito se desligam inesperadamente.
Pausa para Curiosidade: E por que esse nome? O curto circuito representa o caminho mais curto em que a corrente percorre no circuito.
Retomando… Com o circuito sobrecarregado, a maior intensidade de corrente (acima do que o circuito suporta) superaquece os fios, que chegam a derreter.
O que causa o curto circuito?
Excesso de aparelhos eletrônicos na tomada
No Brasil, o uso de adaptadores e ”Ts” são muito comuns nas residências e espaços comerciais. Embora não haja tanto problema, devemos tomar bastante cuidado para que a potência num só ponto não seja mais alta do que o esperado. Quando ligamos alguns aparelhos na mesma tomada, corremos o risco de ocasionar uma sobrecarga naquele ponto e, dessa forma, originar o derretimento do adaptador.
Tomadas desprotegidas
Quando não protegemos as tomadas com dispositivos de proteção, deixamos mais suscetíveis as chances de, por exemplo, inserir ferramentas metálicas. Devemos nos preocupar principalmente na presença de crianças e animais de estimação.
Aparelhos elétricos próximos à água
O contato da água com a rede pode levar ao curto circuito de grande intensidade. É aconselhável deixar esses aparelhos longes de fontes de águas, como torneiras, e também de áreas molhadas. Se não houver como manter a distância, a melhor solução é realizar a impermeabilização da rede.
Como identificar e evitar o curto circuito?
Para nossa sorte, o curto circuito geralmente traz sinais que podem ser percebidos de forma direta, como o cheiro de queimado, tomadas manchadas de preto, quedas de energia e lâmpadas com vida útil menor do que o normal.
Mas como podemos evitar esse fenômeno? É muito recomendado que seja realizada uma manutenção elétrica, periodicamente, de 4 a 5 anos. Com isso, podemos prevenir diversas situações que trariam esse problema. Porém, se os entraves persistirem, devemos realizar uma reforma elétrica acompanhada de um projeto elétrico.
Acima de tudo, também podemos preveni-lo no nosso dia a dia. Com um maior cuidado e atenção, podemos evitar algumas causas como as citadas anteriormente, e como isso conseguiremos amenizar bastante a probabilidade que esse evento volte a ocorrer.