Afinal, quem são estes profissionais?
No ramo da construção civil e atividades relacionadas, é comum associar os nomes “Arquiteto” e Engenheiro” como os profissionais responsáveis pelas funções no que diz respeito a elaboração e execução de qualquer obra do gênero. Mas em uma aplicação direta, as atribuições especificas e formas de agir desses técnicos na arte de construir se tornam questionamentos e dúvidas recorrentes para as pessoas como um todo, dificultando as suas ações práticas na solução dos mais diversos problemas. Com base nisso, essa matéria irá explorar um pouco sobre as principais atividades dessas profissões e desmistificar os estereótipos relacionados as mesmas.
E então, você sabe como um arquiteto realmente pode te ajudar?
Segundo a resolução N° 21, de 5 de abril de 2012 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), A profissão possui mais de 200 atividades profissionais regulamentadas mostrando a premissa de um profissional generalista presente desde a sua formação, mas que não obstante se ergue baseado em campos principais de atuação na área, sendo eles: Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura de Interiores, Arquitetura Paisagística, do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico, do Planejamento Urbano e Regional, de Topografia, da Tecnologia e resistência dos materiais, dos sistemas construtivos e estruturais, de Instalação e Equipamentos referente a Arquitetura e Urbanismo, do Conforto ambiental e do Meio Ambiente. Essa diversidade de possibilidades contempla o universo de aprendizado do profissional arquiteto durante sua formação e pode vir a ser uma de suas áreas de atuação no mercado quando formados e respectivamente regulamentados com os órgãos fiscalizadores de sua localidade.
Dentre tantas áreas de atuação, é possível listar as mais aplicadas no mercado atual brasileiro?
Todas as atribuições citadas anteriormente tem suas devidas perícias em seus nichos de mercado, sendo desleal listar qualquer serviço relacionado ao profissional arquiteto como “mais importante” ou “essencial” em relação a outro. No entanto, em meio a gama de serviços listados, os que mais se rebatem a realidade das pessoas em seu dia a dia são as atribuições relacionadas diretamente com o morar e a sua manutenção. Segundo pesquisa realizada em 2015, em parceria do CAU/BR com o Datafolha, foi realizado um estudo da população brasileira em relação aos seus conhecimentos da profissão do Arquiteto e Urbanista, sendo listado como principais serviços o projeto arquitetônico, o gerenciamento de obras e em seguida o planejamento urbano. Para melhor ilustrar esses serviços somando a alguns outros também recorrentes, listaremos abaixo suas respectivas definições:
- O Projeto Arquitetônico: Consiste em todos os estudos de condicionantes para a elaboração do mesmo até as definições finais representadas em projeto executivo. Apresentando desde a sua implantação no terreno, relação de conforto ambiental, insolação, sombreamento, escolha de materiais, técnicas construtivas, dimensões dos ambientes atreladas as questões de ergonomia e estética, luminotécnica e demais serviços complementares. Cabendo aos contratos de serviços os produtos acordados entre contratante e contratado a serem entregues em desenhos técnicos e memoriais descritivos, de forma que torne o projeto apto para a sua execução.
- O Projeto de Arquitetura de Interiores: Costumeiramente associado erroneamente como um dos produtos do projeto arquitetônico, o projeto de Arquitetura de Interiores consiste em uma definição bem mais minuciosa da ambientação interna dos espaços, móveis e suas respectivas áreas de convívio. Atrelando a materiais e móveis funções de conforto psicológico e físico, adequando a rotina dos clientes de uma forma bem mais precisa e detalhada. A iluminação costuma ganhar destaque nesses projetos e a harmônia dos revestimentos associados aos móveis valorizam as residências e contribuem para a saúde de seus usuários.
- O Projeto de Arquitetura Paisagística: Projeto mais comum em áreas externas, jardins e locais com finalidade para eventos. O projeto paisagístico consiste na técnica de transformar a paisagem através de composições harmônicas entre vegetação e elementos feitos pelo homem. Esse tipo de projeto também trás consigo o objetivo de somar ao ambiente uma vertente mais agradável e aconchegante, de modo a encantar as pessoas e aproximá-las da natureza. Costuma apresentar como produto planta de implantação, especificações das espécies utilizadas, detalhamentos e plantas de plantio, dependendo do que foi acordado em contrato.
- Atividades especiais em Arquitetura e Urbanismo: As atividades especiais englobam assessorias, consultorias, assistência técnica, vistorias, perícia, entre outros serviços do gênero. Possui uma finalidade de trazer um olhar técnico como aferimento ou solução mais rápida para dúvidas relacionadas ao construir, além de garantir que a execução seja realizada de uma forma alinhada com o previsto anteriormente.
- Urbanismo e Desenho Urbano/ Planejamento Urbano e Regional: Serviços da área urbanística da profissão, consistem em uma parte fundamental da arquitetura, que são as medidas voltadas para a cidade e a moradia inserida em seu contexto de localidade e realidade de vida. Nessa área se insere as soluções para os problemas urbanos, se mantendo de acordo com as medidas de lei e buscando atender a população como um todo, visando garantir os serviços mínimos para todos os residentes em determinada localidade. Nesses serviços, são analisadas questões climáticas, de uso do solo, de vegetação, gabarito, faixa etária, renda, entre outros condicionantes locais e populacionais para uma melhor análise e definição do que pode ser feito para aquela região.
Agora que você já sabe sobre as atribuições de um Arquiteto e Urbanista, que tal se informar sobre as de um Engenheiro Civil?
Assim como o Arquiteto e Urbanista, o Engenheiro Civil também é um profissional capacitado para trabalhar em diversos ramos. De acordo com o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), “a Engenharia Civil é um campo multidisciplinar que inclui em sua base, a matemática, as ciências e a tecnologia. Por outro lado, não pode prescindir das ciências sociais, da política, da economia, da história e da filosofia, sendo, portanto, uma ciência com impacto social.”. A Engenharia Civil é uma atividade que além de bastante conhecimento científico e teórico, é muito importante ter uma experiência prática.
O ramo da construção civil e a parte de elaboração e execução de projetos residenciais, comerciais e tradicionais são os mais conhecidos popularmente, geralmente o cidadão liga o perfil do engenheiro civil a um desses dois ramos de atuação. Além deles, um engenheiro civil também atua em tudo o que é fundamental para um bom funcionamento de um empreendimento, desde o aproveitamento dos recursos naturais até o planejamento e o fornecimento de meios de locomoção durante a execução da obra. Ao contrario do que muitas pessoas pensam, a área de atuação de um profissional de engenharia civil é muito grande.
Dentre a gama de serviços possíveis no ramo da Engenheiro Civil, quais as mais aplicadas no mercado atual brasileiro?
Ainda de acordo com o nosso Conselho Federal, um Engenheiro Civil é o profissional que se responsabiliza por elaborar e executar um projeto de construção. Um profissional de qualidade deve sempre estar atento às necessidades e aos detalhes do cliente, para que assim, seu projeto/execução atenda a todas as expectativas e requisitos necessários na construção. Diante disso, pensando no mercado brasileiro, é possível listar os principais serviços realizados por Engenheiros Civis no nosso país, como podemos ver a seguir:
- Projetos complementares: Elaboração, análise, execução, direção e/ou fiscalização de projeto, elétrico, hidráulico, sanitário, reuso de água, incêndio e drenagem;
- Construção/Obra: Monitorar, fiscalizar, planejar e realizar a manutenção da construção/obra;
- Perícia: Investigar e analisar as informações obtidas e apresentar conclusões sobre as condições técnicas de algum imóvel, máquina, equipamento, objeto do setor automobilístico — enfim, qualquer produto da engenharia que está sujeito a passar por uma perícia quando estiver sob processo judicial.
- Estruturas e fundações: Elaboração de projeto estrutural e de projeto de fundações;
- Atividades ligadas a geotecnia: Geotecnia estuda o comportamento do solo e das rochas em decorrência das ações antrópicas, ou seja, ações do homem e sua aplicação em projetos de engenharia. Sua principal missão é oferecer um quadro completo dos fenômenos geológicos e geotécnicos que podem ser esperados no desenvolvimento de uma obra.
- Atividades ligadas a recursos hídricos: Planejar e orientar a utilização das águas de bacias hidrográficas, prevenindo os impactos negativos que elas possam sofrer em consequência de atividades industriais, agrícolas e urbanas.
- Atividades ligadas a saneamento: Conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
- Atividades ligadas a infraestrutura/transportes: Cabe ao engenheiro civil as construções de projetos ligados à infraestrutura e ao transporte, entre elas: rodovias, ferrovias, viadutos, pontes, portos, metrôs, túneis e viadutos.
De mão de todas essas informações, agora me diz, você sabe em quais ramos das duas profissões discorridas nessa postagem a Edifique Jr atua?
Como não poderíamos deixar de nos apresentar, a Edifique Jr é uma empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que atua desde 2015 buscando a excelência em seus serviços e uma relação transparente e acolhedora com todos os seus clientes, buscando sempre sanar as suas demandas. Os nossos serviços de Arquitetura consistem em: Ambientação, Projeto Arquitetônico, Projeto de Reforma, Levantamento, Projeto de Acessibilidade e Projeto de Layout. Relacionados aos tópicos Arquitetura e Urbanismo e Arquitetura de Interiores dessa publicação. Já os serviços de Engenharia Civil contemplados pela empresa, são os de: Projeto Hidráulico, Projeto de Esgoto, Projeto de combate ao incêndio, Projeto elétrico, Projeto de regularização, Projeto de Usucapião, Projeto estrutural, Orçamento de Obra e Inspeção Predial.