A construção civil vem evoluindo a cada dia, seja na complexidade dos projetos, nas novas técnicas de execução ou nos tipos de materiais utilizados. Neste cenário fica cada vez mais complexo conseguir compilar todas as informação que estão presentes em um projeto. Problemas como incompatibilidade são mais presentes do que imagina-se. Por isso, de forma a contornar os problemas em soluções construtivas o BIM se faz presente no mercado.
BIM é a sigla para Building Information Model que, em português, pode-se traduzir para modelagem da informação da construção. O BIM não consiste apenas em um programa ou ferramenta, mas sim em uma metodologia que nos permite planejar, modelar e executar de forma mais assertiva. Dessa maneira conheça a seguir 5 benefícios que o BIM traz para as construções:
1. Gestão da Informação
Diferente de outras ferramentas presentes no mercado, um dos maiores diferenciais do BIM é que ele trabalha com informação. Isso permite ter dados mais precisos sobre o que está sendo projetado. Dados sobre os materiais: tipo, forma e custo por exemplo. Isso é um grande diferencial para os projetistas conseguirem realizar um trabalho mais ágil e completo, entregando os melhores resultados no final do projeto.
2. Compatibilização dos projetos
Atrelado a gestão da informação, tem-se a compatibilização dos projetos. A mesma consiste em acoplar os diferentes tipos de projetos que uma obra envolve, tornando possível uma análise construtiva antes mesmo da obra começar a ser executada. Isso permite solucionar possíveis problemas que poderiam ser detectados apenas no canteiro de obra. Entenda mais sobre a compatibilização e o seu impacto na construção clicando aqui.
3. Redução de custos
Junto a compatibilização vem a redução dos custos. Um projeto bem planejado, evitando incompatibilidades, resulta em redução de custos na hora da execução. Uma pesquisa feita pela FINEP/USP mostra que as perdas nas instalações variam de 11% a 29%. Com a utilização do BIM isso pode ser reduzido drasticamente, pois ele gera quantitativos de materiais, o que permite um orçamento de obra com maior precisão e evita gastos inesperados devido a erros não percebidos anteriormente.
4. Obra virtual
Com o BIM é possível fazer o acompanhamento da obra antes mesmo de começar sua execução. Ele permite visualizar o projeto em 3D e realizar simulações, por exemplo. Além de tornar o projeto mais visual, possibilita ao cliente entender melhor como ficará sua obra pós execução, o que traz mais segurança e conforto.
5. Controle na execução
Junto a simulação 4D da obra é possível representar sua execução antes mesmo do projeto sair do papel. Estipular etapas e processos a serem executados, mantendo o controle da obra na palma da sua mão.
Estes são apenas alguns dos tantos benefícios que o BIM apresenta.
Com essas qualidades podemos deduzir que o BIM é o futuro da engenharia e uma grande transformação na esfera da construção civil.
Atualmente, a Edifique Jr atua de forma alinhada com o BIM, visando entregar os projetos com excelência, alinhados ao mercado atual e às novas tecnologias. Restou alguma dúvida? Quer conhecer mais sobre a Edifique Jr.? Entre em contato conosco!