Em meio a um cenário tão competitivo, acompanhar tendências e buscar o auto aperfeiçoamento como profissional é essencial para manter-se a frente em uma realidade repleta de avanços e transformações.
Embora exista uma grande barreira cultural e um considerável atraso quando se comparados a outros setores, a construção civil vem mostrando avanços gradativos e constantes.
Mas o que podemos esperar do futuro da construção civil? Quais as tendências do mercado da construção?
1- BIM (Building Information Modeling)
A compatibilização de projeto s já é realidade para grande parte dos profissionais da área e ela atua como uma forte aliada de uma fiel execução projetual.
A metodologia BIM chegou para elevar o nível em gestão de dados e de projetos. A tecnologia permite a criação de variados modelos do projeto que será construído em 3D sob a mesma base de dados.
Ela é utilizada como suporte para todas as fases da obra, do início a conclusão, pois o modelo é criado de acordo com as especificações determinadas no planejamento e orçamento para conferir maior autenticidade ao projeto.
2- Sustentabilidade
A preocupação com a sustentabilidade na construção civil é um tema cada vez mais discutido em nossa sociedade e valorizado pelo mercado em geral.
Portanto, mais que suprir às exigências dos consumidores e diminuir os danos causados ao meio ambiente, esse tipo de diferencial também agrega melhor eficiência energética e longevidade às obras.
O objetivo principal aqui é estabelecer processos sustentáveis na construção, ajudando a reduzir o desperdício de energia e aumentando a produtividade. Conheça um pouco mais no nosso ebook o guia básico das casa sustentáveis.
3- Experiência dos usuários
A necessidade de entregar muito mais que apenas um produto é uma grande exigência do mercado contemporâneo.
Com um mercado mais denso a cada dia que passa, ser referência se tornou um grande desafio. Portanto, oferecer o melhor atendimento e uma experiência única, com o auxílio das tecnologias, se tornou mais uma oportunidade.
Uma das tecnologias que auxiliam essa oportunidade é o conceito de realidade aumentada, em que os futuros proprietários podem visualizar todo o ambiente pronto antes que ele comece a ser construído.
4- Construção Industrializada
A realização de obras por meio da montagem modular de peças pré-fabricadas é uma técnica bem difundida em países desenvolvidos. No Brasil, essa técnica vem ganhando espaço, principalmente, em obras de grandes dimensões.
Para otimizar os processos da construção, investir em elementos estruturais pré-fabricados ajudam também a manter a evolução da obra dentro do prazo estabelecido.
Além disso, são mais práticos para transporte, principalmente em construções afastadas e em localidades de difícil acesso.
5- Tecnologias
A construção civil é considerada o segundo pior setor de adoção de tecnologia no mundo, ficando atrás apenas da caça e pesca.
No entanto, incontáveis soluções estão sendo pesquisadas e viabilizadas no cenário construtivo. Dentre essa tecnologias podemos citar:
- Impressoras 3D: permitem construir peças personalizadas pré-moldadas de forma rápida e sem desperdício de materiais.
- Insumos “inteligentes”: Como o concreto com capacidade regenerativa.
- Wearables: Os wearables podem ser inseridos nos equipamentos de proteção dos operários, em que o gestor responsável conseguem identificar com maior rapidez a localização exata dos trabalhadores no canteiro para eventualidades.
E ai? Gostou de saber mais sobre o que esperar para a construção civil no futuro? Fizemos uma live com a presidente licenciada do CREA-RN sobre esse tema, para conferir clique aqui.