A geração atual de consumidores é exigente. O cliente de hoje não quer apenas que o estabelecimento ofereça um produto/serviço de qualidade. Para eles, isso é o mínimo. O cliente de hoje busca viver uma experiência completa de compra.
Proporcionar ao seu público um ambiente atrativo, confortável e funcional, é essencial para potencializar a vivência do consumidor e influenciá-lo na decisão de compra. Aí que entra a Arquitetura Comercial, responsável por transformar a relação do consumidor com o ambiente, planejando um espaço físico compatível com a imagem da empresa, a fim de despertar o desejo de consumir a marca e não apenas um produto/serviço específico.
Você pode se perguntar “como o ambiente pode melhorar a experiência do meu cliente e como isso afeta os meus negócios?”. Nós trazemos para vocês 3 aspectos a serem considerados:
1. Estética, comunicação visual e identificação da marca
Uma boa Arquitetura Comercial faz a conexão entre a identidade da marca e o espaço físico. É essencial levar em consideração como a empresa quer ser vista pelo público, pois o ambiente projetado deve ser a representação física dessa imagem. Por isso, a Arquitetura Comercial anda lado a lado com o Branding, sendo responsável por materializar no espaço um ambiente personalizado, de acordo com a comunicação visual da marca, e atrativo para o público-alvo.
Há diversas estratégias de psicologia ambiental que, por meio de estímulos estéticos, buscam persuadir o consumidor a realizar determinadas compras. Essas estratégias devem ser escolhidas conforme o objetivo do negócio e podem variar de acordo com a idade, o gênero e a classe econômica do público-alvo. É o caso clássico dos “fast-foods” que utilizam cores vermelhas e amarelas a fim de induzir a sensação de fome e selecionam, em geral, o público jovem.
2. Conforto e bem-estar
Uma estética atrativa e uma comunicação visual efetiva despertam o interesse do cliente, mas não são o suficiente para fidelizá-lo. Para que a experiência de compra seja positiva, o bem-estar do cliente é essencial.
Neste ponto, a Arquitetura Comercial se preocupa diretamente com aspectos físicos do local. Leva-se em consideração uma boa iluminação, o sombreamento e a ventilação adequada, uma acústica apropriada, a acessibilidade e até mesmo o design dos móveis, para que estes sejam suficientemente confortáveis para os consumidores.
Já que o cliente saiu do conforto de casa para consumir no seu estabelecimento, nada mais justo do que tornar o ambiente agradável para a experiência dele. Em praças de alimentação, por exemplo, é comum utilizar placas acústicas no teto para absorver os ruídos gerados pelo público, evitando assim, espaços extremamente barulhentos e desconfortáveis.
3. Funcionalidade e organização
O seu empreendimento é bonito e agradável, mas ele é funcional? Essa é uma questão que não só diz respeito à experiência do cliente, mas auxilia na própria gestão interna do negócio.
A arquitetura comercial é estratégica. Por isso, é incoerente projetar sem levar em consideração a melhor forma de otimizar o layout, a disposição do mobiliário, a distribuição dos produtos, os fluxos operacionais, a circulação dos clientes, a sinalização do espaço, os pontos focais e o estoque.
É necessário conhecer a fundo o produto/serviço a ser vendido, para poder traçar táticas que influenciem positivamente a compra do cliente. Um layout ordenado e racional, por exemplo, evita o cruzamento de fluxos entre clientes que circulam na loja e clientes que estão na fila do caixa. E falando em filas de caixa, já percebeu que, em alguns estabelecimentos, determinados produtos são estrategicamente colocados ali, para induzir o consumidor a comprar algo que não sabia que precisava? Nada é por acaso na Arquitetura Comercial.
Neste tipo de projeto, são considerados até os menores detalhes, pois o foco do projeto não é o proprietário e sim o cliente final. Percebeu como ela pode ser um diferencial para o seu negócio? Uma experiência satisfatória para o cliente é a garantia de retorno ao seu empreendimento, é uma forma de fidelização e disseminação da marca.
Ficou interessado em potencializar suas vendas através da Arquitetura Comercial? Entre em contato com a gente!