Desafios do saneamento básico no Brasil: os resíduos sanitários da sua residência estão tendo a destinação correta?

É importantíssimo saber que saneamento básico vai muito além da distribuição de água potável e da coleta e tratamento de esgoto. Segundo o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), é o conjunto de serviços, infraestrutura, abastecimento de água, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais urbanas. 

O investimento nesse setor é essencial para garantir o acesso a esse serviço para toda população, resultando em inúmeros benefícios, como a prevenção de doenças, redução de mortalidade infantil, expansão do turismo, melhorias nos índices de educação e maior empregabilidade, entre outros.

Vale ressaltar que, no Brasil, o saneamento básico é um direito previsto por lei (Lei nº 11.445). No entanto, infelizmente essa é uma realidade muito distante de ser alcançada por muitos brasileiros. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 47% da população continua sem acesso a sistemas de esgotamento sanitário, ou seja, 100 milhões de pessoas (quase metade da população brasileira) utilizam medidas alternativas para lidar com os dejetos – por meio de uma fossa ou até mesmo sendo descartados diretamente nos rios.

Como foi apresentado, o saneamento básico ainda está muito distante de atender toda população e existem muitos desafios que devem ser superados para que a lei seja cumprida e a universalização alcançada, trazendo assim os benefícios que o país procura em aspectos de saúde, meio ambiente, educação, turismo e empregabilidade. 

Entre os principais desafios enfrentados, destacam-se:

1- Investimento de recursos

Os serviços englobam a atuação de diversos agentes e podem ser executados tanto por empresas públicas quanto privadas, em regime de concessão (contrato entre a administração pública e a empresa privada, na qual a administração contrata a empresa para a execução do serviço), subdelegação, parcerias público-privadas, entre outros. A maneira de execução desses serviços é por meio de investimentos no setor com a disponibilização de verba para o contrato. Tal investimento pode ser feito também para viabilizar capacitações e estudos e tornar a execução mais assertiva e modernizada, entendendo melhor o cenário de cada região e contribuindo de forma eficiente para a execução da obra e solução dos problemas existentes.

2- Conscientização da população

Um grande desafio a ser solucionado é a educação dos cidadãos a respeito desse tema. É fundamental o entendimento do papel que cada um desempenha na sociedade para manter ou alcançar um bom funcionamento dos serviços de saneamento e preservação dos recursos naturais. É primordial compreender a importância de boas práticas, que vão do descarte ideal dos dejetos até um consumo responsável de água (sem desperdícios).

Esse processo deve ser trabalhado desde muito cedo, tanto em casa quanto nas escolas. Assim, garantindo que o conhecimento dos hábitos corretos adquiridos na infância permaneçam até a fase adulta, gerando cidadãos que compreendem sua importância na preservação da natureza e no consumo consciente.

3- Desigualdade Social

Uma das principais dificuldades para alcançar níveis satisfatórios de universalização é a desigualdade social que afeta diversas regiões do país, em grande parte consiste em um centro urbano com atendimento adequado e áreas periféricas onde a ação do poder público é falho e o recurso é bem inferior do que grande volume de investimento que o setor exige. Sendo fundamental à implementação de políticas públicas para garantir apoio financeiro, infraestrutura e serviços para solucionar e atender as necessidades da população dessas regiões.

Os resíduos sanitários da minha residência estão tendo a destinação correta?

Tendo em vista o conteúdo supracitado, fica o questionamento: e os efluentes sanitários da minha residência? Estão em conformidade com o que é estabelecido como correto nas normas brasileiras no tocante à sua destinação? Para responder a essas perguntas, precisamos conhecer as normas! Comentaremos aqui sobre dois documentos de grande importância para o sanitarismo no Brasil: a Lei Federal N°11.445 e a NBR 8160.

Lei Federal N°11.445:

Criada no dia 5 de janeiro de 2007, estabelece diretrizes para o saneamento ambiental no nosso país. Em seu artigo segundo, por exemplo, informa que o saneamento básico no Brasil deve ser universalizado, mostrando a importância da execução do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab).

NBR 8160:

Intitulada “Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução”, foi criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e estabelece todos os parâmetros para dimensionamento, traçado, execução e manutenção de instalações sanitárias para qualquer tipo de edificação.

A partir desses documentos, são estabelecidas as formas corretas de destinar os resíduos sanitários e a Edifique Jr. está aqui para te ajudar a investigar se as instalações da sua residência seguem as normas. Para isso, vamos dividir o conteúdo em dois tópicos: caso a rua onde a edificação está localizada possua sistema público de esgotamento sanitário e caso não possua.

- Regiões com sistema público de esgotamento sanitário

Para essas ocasiões, o ideal é que as instalações sanitárias da residência já estejam conectadas à rede pública. Caso não estejam, é interessante que o morador busque fazer assim que possível, vistos os benefícios ambientais que a destinação dos resíduos sanitários para Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) pode trazer. Caso já estejam, deve-se certificar que em nenhum ponto da instalação existe conexão de tubulações de água pluviais com tubulações de esgoto sanitário, visto que esta é uma prática considerada crime ambiental considerada a possibilidade de sobrecarregar trechos que não tiveram aquele volume de efluentes previstos no seu dimensionamento.

postblog Desafios do saneamento básico no Brasil: os resíduos sanitários da sua residência estão tendo a destinação correta?
Ilustração de sistema público de esgotamento sanitário. Fonte: Domínio Público.

Tratando de obras a serem iniciadas em ruas com esgotamento sanitário, o responsável técnico pela construção deve solicitar, junto à concessionária de água e esgoto, a Carta de Viabilidade. Esta, por sua vez, definirá todos os parâmetros para a ligação da instalação sanitária da nova edificação com a rede pública.

postblog3 Desafios do saneamento básico no Brasil: os resíduos sanitários da sua residência estão tendo a destinação correta?
Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Fonte: Domínio Público.
- Regiões sem sistema público de esgotamento sanitário

Para tais regiões, devem ser usadas formas alternativas de tratamento dos efluentes sanitários. Para começar, vamos falar sobre o sistema tanque séptico e sumidouro, o qual é um dos sistemas mais comuns de tratamento. Os efluentes são encaminhados pelo coletor predial até o tanque séptico (também conhecido como fossa séptica), o qual possui dois compartimentos com diferentes finalidades. O primeiro é responsável por fazer a decantação de resíduos mais densos e o segundo por tratar os efluentes com bactérias anaeróbias, deixando aquele volume sanitário mais limpo para que possa ser levado ao sumidouro. Este, por sua vez, tem diversas porosidades em suas paredes e na sua superfície inferior, de forma com que consegue infiltrar aqueles efluentes no solo.

postblog2 Desafios do saneamento básico no Brasil: os resíduos sanitários da sua residência estão tendo a destinação correta?
Ilustração de sistema de tratamento com tanque séptico e sumidouro. Fonte: Domínio Público.

Para um melhor tratamento, também pode ser feito uso de filtro anaeróbio, o qual é posicionado depois do tanque séptico e consegue proporcionar uma redução da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Tal equipamento conta com um biofilme, que consegue fazer uma filtragem de sólidos suspensos e dissolvidos no efluente vindo do tanque e proporcionar reações químicas metabólicas realizadas por micro-organismos localizados no próprio biofilme.

image5 Desafios do saneamento básico no Brasil: os resíduos sanitários da sua residência estão tendo a destinação correta?
Ilustração de sistema de tratamento com filtro anaeróbio. Fonte: Domínio Público.

Caso seja desejado um tratamento mais parecido com o das ETEs, também podem ser utilizadas as ETEs compactas, as quais possuem procedimentos físicos, químicos e biológicos em reatores separados com funções específicas. Tal sistema é recomendado para edificações maiores com alto volume de efluentes e localizadas em regiões sem esgotamento sanitário.

postblog4 Desafios do saneamento básico no Brasil: os resíduos sanitários da sua residência estão tendo a destinação correta?
ETE compacta. Fonte: Domínio Público.

Por fim, cabe ressaltar que a importância de destinar os resíduos sanitários da forma correta ultrapassa a simples questão de estar regularizado com os órgãos de fiscalização, mas também abrange toda a questão ambiental associada. Efluentes alocados de forma inadequada podem causar a perda da qualidade do solo, a contaminação da água subterrânea, a proliferação de doenças de veiculação hídrica, entre outras questões. É um problema não só de engenharia, mas também social.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente! Estamos dispostos a te ajudar!

Gostou do conteúdo?

Luan Pereira

Assessor de Projetos

Meu nome é Luan, sou estudante de Engenharia Civil e formado em Técnico em Edificações no IFRN. Além da afinidade com o meu curso atual, principalmente pela parte de projetos a qual a Edifique me permite vivenciar melhor, eu gosto muito de assistir e praticar esportes.

Alyson Diego

Diretor Vice-Presidente

Me chamo Alyson Diego. Eu curso Engenharia Civil e, atualmente, estou no 4° período. Sou uma pessoa muito simpática, gosto de interagir e consigo lidar de forma natural com todas as pessoas, além disso, sempre busco entender o lado da outra pessoa. Eu me considero uma pessoa objetiva, tento resolver com agilidade e eficiência os desafios que vão aparecendo. Na Edifique Jr, espero viver boas experiências, criar networking e principalmente, realizar os sonhos dos clientes para vê-los felizes e satisfeitos com os projetos entregues.

Carol Cardoso

Assessora da Presidência

Meu nome é Carol Cardoso e faço o curso Engenharia Civil. Sou uma pessoa bastante empolgada, adoro viver novas experiências e gosto muito de me desafiar. Trabalhar na área de Engenharia Civil, para mim, é um misto de desafio e entusiasmo, gosto muito de acompanhar os clientes e saber que estou trabalhando para ver o sonho de alguém realizado — é uma das coisas mais gratificantes para mim.

Gustavo Fernandes

Assessor de Desempenho Organizacional

Meu nome é Gustavo, mas sintam-se à vontade para chamar sempre de Gusta. Atualmente curso o 4º período de Arquitetura e Urbanismo, porém advenho de outra universidade em que fazia esse mesmo curso, onde também acumulei muitas experiências. Sempre me considerei da área de exatas e, mesmo existindo a Engenharia Civil, por me identificar como uma pessoa bastante criativa e divertida, acredito fui certeiro na escolha. Adoro o que faço, unir a parte técnica à subjetiva possibilita criar vários percursos para traduzir os sonhos dos clientes em espaços reais e, acima de tudo, satisfatórios para ambas as partes.

Sarah Isabelly

Assessora de Marketing

Me chamo Sarah, sou graduanda no curso de Arquitetura e Urbanismo e estou no 3° período. Sou apaixonada por tudo que envolve a música, vejo nela meu lugar de voz e de aconchego. Acredito que sou uma pessoa sensível, esforçada e disciplinada. Encontrei na arquitetura uma grande oportunidade de impactar vidas diretamente e, por isso, é minha grande paixão. Para mim cada ambiente é capaz de gerar sentimentos em quem o frequenta e, então, se for bem projetado, pode fazer as pessoas mais felizes. Saber que posso colaborar no bem-estar diário das pessoas pelo ambiente que projeto é meu grande combustível para aprender cada vez mais e entregar o meu melhor para cada um, afinal estou ajudando a construir um sonho.

Laura Oliveira

Diretora Comercial

Meu nome é Laura, estou cursando Arquitetura e Urbanismo e já estou pertinho do fim da graduação. Adoro aprender coisas novas, me desafiar e sou completamente apaixonada pela área de projetos e pelo contato com as pessoas. É maravilhoso idealizar e sonhar com o espaço junto com o cliente e juntos transformarmos espaços!

Louise Aciole

Assessora de Comercial

Meu nome é Emily Louise, mas pode me chamar apenas de Louise. Estou no início do curso de Arquitetura e Urbanismo. Sou uma pessoa muito comunicativa e adoro trabalhar em grupo, amo cachorros, videogames e séries de ficção. Para mim, a área da arquitetura é uma das que mais engloba diversidade de campos de conhecimento, fazendo com que as possibilidades sejam infinitas, algo que valorizo muito!

Ighor Moura

Diretor de Marketing

Me chamo Ighor, curso Engenharia Civil e atualmente estou no quinto período. Acredito que sou alguém bastante comunicativo, animado, espontâneo, cuidadoso e empenhado em minhas atividades. Adoro gatinhos, assistir séries e filmes, e não vivo sem escutar música. Além disso, me fascina muito ver ideias saindo do papel e tomando forma.

Luiz Felipe

Assessor de Comercial

Meu nome é Luiz Felipe. Eu curso Engenharia Civil e ainda estou no início da graduação. Me considero uma pessoa bastante sociável e comunicativa. Ao meu ver, essas características são essenciais para um melhor relacionamento com o time e clientes. Para mim, na área da engenharia civil, é muito interessante a parte da execução de um projeto, ver aquele trabalho, anteriormente no papel ou nas plataformas digitais, sendo posto em prática é extremamente gratificante. A sensação de contribuir com a realização do sonho de um cliente, transformando-o em um espaço concreto é sem igual, não existe sentimento melhor do que aquele de dever cumprido!

Natália Braga

Assessora Comercial

Meu nome é Natália, mas pode me chamar de Nat. Eu curso Engenharia Civil e estou no 4º período. Eu me considero uma pessoa bastante comunicativa e pessimista. Adoro cachorros, músicas de vários estilos. Para mim, na área de Engenharia Civil, nada é mais gratificante do que pode ajudar as pessoas a realizarem um sonho, gosto muito de interagir com pessoas diferentes com gostos diferentes e unir tudo isso para entregar com excelência um projeto de alta qualidade para outras pessoas. Ter a oportunidade de poder compartilhar conhecimentos com diversas pessoas e assim ajudar e ser ajudada é maravilhoso.

Cíntia Araújo

Assessora de Desempenho Organizacional

Oi, me chamo Cíntia! Atualmente curso o quarto período de Engenharia Civil. Sou uma menina muito extrovertida e que ama se conectar com pessoas e histórias. Além disso, me considero extremamente comprometida e corajosa, características que desenvolvi ainda mais em meio aos desafios que a Edifique me propôs. Eu amo ir à praia, passear com meu cachorrinho e compartilhar os bons momentos da vida com os amigos. O que mais me motiva na minha -futura- profissão é poder transformar a vida das pessoas através do meu trabalho e da minha dedicação!

Ryan Dantas

Gerente de Marketing

Olá, meu nome é Ryan Dantas, curso Arquitetura e Urbanismo e faço parte da equipe da Edifique Jr. desde o segundo semestre de 2022. Sobre mim, me descreveria como uma pessoa criativa e altruísta. Gosto de conhecer novos lugares, fazer novas amizades, enfrentar desafios e, também, ter as pessoas que amo por perto. No que diz respeito à Arquitetura e Urbanismo, para mim é fascinante a ideia de vivenciar as inúmeras oportunidades de impactar a vida do próximo por meio elaboração de edificações, conseguir concretizar sonhos e, além de tudo, encarar o leque de oportunidades que a carreira profissional nos oferece.

Juciele Carla

Assessora de Comercial

Olá, meu nome é Juciele, mas pode se chamar de Juci. Atualmente curso Engenharia Civil e sou completamente apaixonada pelo curso desde que “me entendo por gente”. Me considero uma pessoa bastante entusiasmada, tenho duas cachorrinhas lindas, adoro ver filmes, séries e amo sempre a companhia dos meus amigos pra tudo. O que mais me cativa na Engenharia Civil, entre tantas outras coisas, é o poder de colaborar com a construção de sonhos, com a construção de lares que vão ser responsáveis por abrigar tantos momentos importantes nas vidas das pessoas.

Maria Cruz

Gerente de Projetos

Me chamo Maria, atualmente estou no 5° período de Arquitetura e Urbanismo e também sou técnica em edificações e administração. Sou uma pessoa comunicativa e gosto de sempre expor minhas opiniões, além de ser muito perfeccionista e por isso me cobrar excelência em tudo que faço. Desde criança sonhava em ser arquiteta e poder estar realizando isso é incrível.

Adriany Andrade

Assessora de Projetos

Ana Luyze

Gerente de Desempenho Organizacional

Oie! Me chamo Ana Luyze, mas todo mundo me chama só de Luyze. Sou estudante de Engenharia Civil, entrando na metade do curso. Me considero uma pessoa bastante proativa e comunicativa. Amo música, tomar sol e comer açaí. Uma das coisas que mais gosto dentro da Edifique é a possibilidade de trabalhar com diversas coisas e áreas diferentes – estando ou não relacionadas a minha graduação. É um privilégio poder fazer parte desse movimento, transformando sonhos em realidade!

Ingrid Negócio

Gerente de Projetos

Me chamo Ingrid e, atualmente, estou cursando Engenharia Civil, curso pelo qual me apaixonei desde o início e que me propõe muitos desafios extremamente gratificantes quando superados. Ver sonhos do papel virando realidade é minha maior motivação. Me considero uma pessoa muito determinada, que vai atrás dos objetivos, faz acontecer e quer mudar para melhor a história de muitas pessoas!

Ana Carolina

Gerente de Projetos

Meu nome é Ana Carolina, mas pode me chamar de Carol, curso arquitetura e urbanismo. Me considero uma pessoa proativa, comunicativa e comprometida em tudo que faço. Adoro conhecer novas pessoas, lugares e viver diferentes experiências. Na minha opinião, a melhor parte da arquitetura é transformar sonhos em realidade, modificando ambientes e impactando na vida das pessoas.

Brendha Cabral

Diretora de Comercial

Meu nome é Brendha e curso Arquitetura e Urbanismo. Eu me considero uma pessoa dedicada e comunicativa. Gosto muito de ir à praia, além de gostar muito de ver filmes ou séries em momentos de lazer. Para mim enquanto estudante da área de arquitetura, é extremamente satisfatório poder transformar os sonhos das pessoas em espaços concretos. Ser instrumento dessa realização é gratificante e me faz querer, cada vez mais, levar a realização desses sonhos para mais pessoas.

Pedro Lisboa

Gerente Administrativo Financeiro

Meu nome é Pedro Lisboa.Eu curso Engenharia Civil e já estou no 5º período. Me considero uma pessoa bastante simpática. No meu tempo livre gosto de assistir jogos de futebol ou assistir séries. Para mim, a área de Engenharia Civil, é um leque de opções onde você pode desbravar cada um deles, fazendo com que eu me apaixone cada vez mais por esse curso.

Maria Júlia Brito

Diretora de Desempenho Organizacional

Meu nome é Maria Júlia, mas todos me chamam de Maju. Eu curso Arquitetura e Urbanismo e faço parte da Edifique desde o meu primeiro semestre na universidade. Amo conhecer pessoas novas e suas histórias, sou apaixonada por filmes e séries e me considero uma pessoa criativa e comunicativa. No meio da arquitetura, sou entusiasta em criar novos espaços e poder contribuir para a realização dos sonhos das pessoas.

Rebeca Gameleira

Diretora de Marketing

Olá! Meu nome é Rebeca, estou no 5° período do curso de Arquitetura e Urbanismo. Me considero comunicativa, comprometida e engajada. Entrei na Edifique Jr em Abril de 2021 e desde então nunca mais parei de querer saber mais sobre vivência empresarial, liderança e projeto. É muito gratificante fazer parte da empresa e poder impactar pessoas com o meu trabalho, tanto enquanto liderança, como enquanto projetista.

Renata Pinheiro

Diretora de Projetos

Oi, meu nome é Renata! Faço Arquitetura e Urbanismo é já estou na reta final da graduação. Me descreveria como uma pessoa sonhadora e comunicativa, que ama se conectar com pessoas e aprender o máximo possível sobre o mundo. Minha maior motivação na área profissional é a vontade de impactar positivamente as pessoas e contribuir para a construção de cidades melhores. Acredito que arquitetos podem transformar positivamente a realidade de um local e seu entorno, e, consequentemente do mundo, um projeto por vez!

Bernardo Chaves

Diretor Presidente

Meu nome é Bernardo Chaves e hoje estou cursando o curso de Engenharia Civil, estando na metade da graduação. Eu me considero uma pessoa bem entusiasmada que gosta do trabalho que faz. Gosto bastante de esportes e eu faço no meu tempo livre. Para mim, na engenharia, o melhor sentimento é quando um projeto se torna realidade e isso faz com que outras vidas sejam impactadas. O sentimento de fazer a diferença é o que mais me motiva!